14h30 na RÁDIO MIX
Novembro-Azul Blog > Novembro-Azul
Novembro-Azul

Novembro-Azul

Movimento internacional que tem o objetivo de ressaltar a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce do câncer nos homens, principalmente, o de próstata.

O movimento Novembro Azul começou em 2003, na Austrália.

Embora a doença esteja presente no ano inteiro, o mês de novembro foi escolhido para representar a causa ao redor do mundo, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. E durante todo o período, é comum ver espaços e monumentos decorados e/ou iluminados com a cor.

No Brasil, o primeiro sinal de envolvimento com o Novembro Azul aconteceu em novembro de 2014, quando os pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas e Monumento às Bandeiras) foram iluminados com a cor.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados, principalmente, por conta do preconceito dos homens com o exame de toque.


SINAIS E SINTOMAS

Fluxo urinário fraco, vontade de urinar frequentemente à noite, sangue na urina e disfunção erétil.


COMO PREVENIR

Comer uma grande variedade de vegetais e frutas diariamente, ser fisicamente ativo e manter um peso saudável são dicas de como se prevenir.
Além disso, os homens acima dos 60 anos devem procurar um urologista para fazer exames, mesmo quando não tem sinais ou sintomas aparentes.

MIX e Novembro Azul, juntos contra o câncer de próstata.